OS INDÍGENAS
Primitivos Habitantes
Purís
O território banhado pelo rio Pardo teve como primitivos habitantes algumas tribos indígenas da nação purí (por-í).
Posteriormente, chegaram à região os botocudos, que foram expulsos do litoral pelos portugueses e buscaram refúgio nas florestas ao redor do Caparaó.
Os purís faziam parte de um grupo indígena atualmente considerado extinto. Até o inicio do século XIX habitavam o território que hoje corresponde aos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Foram também chamados “coroados”. A língua purí é uma língua extinta, pertencente ao tronco Macro-Jê.
Purí (Por-i) significa povo miúdo, de pequena estatura. Eram troncudos e de pele vermelha fina e macia, com cabelos lisos e escorridos sobre os ombros. O Povo nômade morava sob folhas de bananeiras sustentadas por varas onde acendiam fogueiras e estendiam redes feitas de embira. A tribo somente escolhia um chefe durante as guerras. Os homens faziam armas, caçavam e guerreavam. As mulheres colhiam os alimentos e confeccionavam utensílios de barro e taquara.
Índios Purís caçando
Botocudos
As primeiras notícias sobre eles remontam ao século XV quando Gabriel Soares de Sousa fez uma descrição dos aimorés (nome dado aos botocudos) relatando sua vida e seus costumes. Afirmou que os mesmos eram descendentes dos tapuias. Fato que não foi confirmado.
O termo botocudo é a denominação dada pelos portugueses aos indígenas pertencentes a grupos de diversas filiações lingüísticas e várias regiões geográficas que usavam botoques labiais e auriculares. Os botocudos também eram chamados de: aimorés, boruns ou guerens. Pertenciam ao tronco macro-jê (grupo não-tupi).
Os botoques eram acessórios feitos de madeira branca arredondada, as vezes até de grandes dimensões. Eram afixados nos lóbulos das orelhas e nos lábios o que hes conferia aparência particularmente assustadora. A conotação de que seus botoques desfiguravam o rosto, despertava na mente do colonizador, a imagem de inimizade.
Jovens Indios Botocudos
https://w3gooo.com.br/indios-de-iuna.html
PÁGINAS RELACIONADAS
PÁGINAS MAIS VISITADAS
LINKS RELACIONADOS